Decoração de Cozinha

A cozinha é aquilo que outrora muita gente poderia chamar de ‘alma da casa’. Afinal é um cômodo indispensável para o funcionamento de um lar e também de onde saem aqueles pratos deliciosos que todo mundo adora. Mas, apesar da importância que o local tem, a prioridade da decoração quase sempre esteve voltada para outros ambientes da casa, em especial a sala que é um cômodo social. Porém, a realidade está mudando: hoje cada vez mais a cozinha também está se tornando um cômodo social, ainda mais com a moda das cozinhas integradas.

Seja qual for o seu caso, quem disse que elas não merecem também o seu quinhão de charme e beleza? Unindo praticidade e estilo, agora nós temos todas as possibilidades para decorar a cozinha do jeitinho que ela merece.



Dicas para decorar com utensílios de cozinha

A atual tendência da decoração das cozinhas valoriza a exposição de objetos que durante muito tempo permaneceu fechada em armários e despensas. Ou seja, estamos falando em coisas pequenas. Tal como dar um upgrade na decoração de salas e quartos usando objetos menores, a realidade é a mesma para outros cantos da casa. Afinal nem sempre temos condição de mudar as paredes, trocar azulejos e fazer mudanças mais bruscas. Mas não se engane: são coisas pequenas e capazes de fazer a diferença:

O primeiro passo é estabelecer um padrão. Que tipo de decoração você pretende para a sua cozinha? Essa é a primeira pergunta, afinal vai ajudar a estabelecer os itens e também uma paleta de cores. Por exemplo: algo mais rústico demanda acessórios em madeira ou em tons mais escuros de marrom, com colheres de pau, bowls e tábuas para cortar carnes e legumes. Já se a sua ideia for algo mais clean pode preferir cores mais claras ou mais vibrantes para estabelecer uma relação de contraste.

Objetos e Utensílios para a Decoração da Cozinha

Ficou curioso em saber quais os utensílios de cozinha podem ajudar na missão de decorar? Então veja só:

Puxa-sacos

Durante muito tempo os puxa-sacos permaneceram escondidos, porém curiosamente foi um dos primeiros a ter o potencial notado como parte da decoração. Isso porque seu tamanho permitiu que surgissem em diferentes formatos e estilos, o que tornou o item um objeto e tanto para deixar o ambiente mais divertido e criativo. Tanto que vale a pena investir, viu?

Panos de prato

Se antes eram comumente encontrados como trapos velhos ou em modelos com estampas de bichos, flores e salmos, agora temos uma excelente variação nos temas. É possível encontrar panos de prato em todos os estilos que você possa ser capaz de imaginar, sendo tão vistosos e interessantes que se sobressaem na decoração da cozinha. O problema é que provavelmente você terá pena de usá-los...

Imãs de geladeira

Tal como os puxa-sacos e os panos de prato, os imãs de geladeira nunca foram lá muito bem vistos. E se você foi uma das pessoas que torceu o nariz para as peças, está na hora de começar a pensar em dar uma chance. Isso porque eles surgiram em diferentes formatos e para várias tendências e gostos de decoração, então a menos que você não goste desse tipo de peça em nenhuma circunstância, vale a pena conferir as possibilidades. Adesivos também são bons para deixar a geladeira com uma cara nova.

Saleiros e pimenteiros

Atualmente saleiros e pimenteiros estão com tudo na decoração das cozinhas. Embora sejam utilizadas quase sempre somente durante as refeições, elas nunca foram exatamente peças que guardaríamos dentro de um armário quando estão fora de uso. E agora que estão disponíveis em tantos formatos diferentes, a ideia de guardá-las em algum lugar parece totalmente descabida.

Porta-guardanapos

Assim como o caso dos saleiros e pimenteiros, atualmente também é um desperdício esconder porta-guardanapos dentro de armários quando não estão sendo utilizados em uma refeição. Com tantos formatos e estilos diferentes, elas são quase como elementos de decoração que usaríamos em uma sala, por exemplo.

Pratos, Copos e Canecas

Em diferentes tamanhos, coloridas e estilosas, elas realmente merecem um espaço na decoração. Em modelos tradicionais ou nos modelos e estampas inusitadas de hoje em dia, elas são bem mais que objetos de uso pessoal, mas sim uma maneira de acrescentar cor, descontração, charme e beleza à decoração. Basta ficar de olho nas cores e na tendência de decoração desejada e com certeza o investimento valerá a pena.

pratos copos canecas




Outros elementos podem entrar na dança, como colheres de pau, bowls, tábuas de cortar carnes e legumes, moringas, meleiras, porta-temperos, vasinhos de mini-hortas e até mesmo panelas expostas. Caso você não seja do tipo que pretenda expor tudo, vale procurar tecido para cortinas e investir na exposição apenas de itens menores e selecionados.

Quadros decorativos com temas de propagandas de produtos alimentícios também são uma boa desde que estejam longe da exposição a fumaça e a gordura durante o preparo dos alimentos. Na ptática, tudo vai depender do estilo pretendido.

Gostou das ideias? Então é hora de se planejar e colocar as ideias em ordem. Com certeza o investimento valerá a pena.

QUER RECEBER
10% DE DESCONTO AGORA?

Cadastre seu nome e email abaixo