O quarto é uma das prioridades na agenda de quem pretende cuidar da decoração de uma casa ou de um apartamento. E não é para menos: se a sala costuma ser o primeiro cômodo da lista por ser um ambiente social, o quarto é um local de repouso e também um dos cômodos no quais mais passamos nosso tempo. É um cômodo no qual queremos colocar toda nossa personalidade e investir em conforto e beleza.
Pretende decorar o quarto ou está pensando em mudar alguma coisa? Então que tal conferir algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada?
Elementos para Decoração do Quarto
A presença de alguma peças bem colocadas pode fazer a diferença quando estamos falando em decoração. E claro, são dicas valiosas especialmente quando o orçamento está apertado. E a ideia for tratar da decoração do quarto, melhor ainda: se na decoração da sala a opinião dos outros é algo que conta, isso não acontece quando o plano é decorar o nosso cantinho pessoal.
Quadros e posteres
Mudar as paredes é um dos modos mais interessantes de fazer um projeto de decoração acontecer. E se não dá para lidar com tinta ou papel de parede, vale a pena investir em quadros, posteres e até fotos (caso porta-retratos não seja o suficiente). Organizadas do modo tradicional ou em padrões diferentes e inusitados, pendurados na parede ou colocados em prateleiras, são peças que fazem uma diferença e tanto. Lembre-se apenas de planejar com antecedência: tema, cores, padrões de organização na parede. Desse modo fica bem mais fácil e rápido tratar do assunto.
Porta-retratos
Não, não estamos falando naqueles modelos de porta-retratos que faz muita gente torcer o nariz achando que são bregas. Já viu os mais atuais? Podem ser colocados como pendentes ou murais na parede e ficam ótimos. E se um dia você achou que eram o cúmulo da breguice, é com prazer que dizemos que está na hora de rever seus conceitos.
Almofadas
Assim como na sala, as almofadas também fazem sucesso no quarto, embora estejam presentes em menor quantidade. E claro, elas são um elemento e tanto na decoração, podendo representar o toque pontual nas cores e no estilo do ambiente. E estão presentes em tantos formatos e variações que vale ter o cuidado em escolher segundo a paleta de cores e o planejamento da tendência desejada.
Roupa de cama
Assim como as almofadas, a roupa de cama faz diferença. Seja ela lisa ou estampada, é uma peça grande o suficiente para marcar presença na decoração, então vale escolher a aparência dela com carinho.
Aparador de livros
Se você tem material de leitura acumulado em mesa ou escrivanhia, então com certeza os aparadores de livros são seus aliados seja na hora de organizar quanto para dar um up na decoração. E claro, se você é um adepto da demonstração do amor à leitura ou alguém bem humorado com certeza vai se amarrar nos diferentes temas que estão disponíveis por aí.
Luminárias
Escrivaninha no quarto? Hábito de leitura? Então luminárias são fundamentais. E certo, tal como os aparadores, elas também surgem em diferentes temas e estilos. E claro, são ótimas em especial para quem se amarra em temas cute e também em temas geek. A parte chata é que vai dar até pena de usá-las de verdade, mas como estamos falando em decoração, quem se importa?
Dicas para Planejar antes de Começar a Decorar
Antes de começar, é bom repassarmos alguns itens importantes para quem está começando a pensar e planejar. Veja só:
Pense nas cores
Pensar na paleta de cores é algo importante desde o planejamento. Isso porque erros nesse quesito podem causar um desconforto visual tremendo. O ideal é começar tendo como base as cores da parede, e escolher os demais elementos em tons que se saiam bem nessa mescla. É mais simples quando você tem paredes em cores neutras, por exemplo. Uma vez que você pense nas opções, escolha algumas (duas ou três no máximo) que combinem entre si, apegue-se a elas
Defina um estilo
Sabemos o quanto é difícil escolher entre tantas alternativas e tendências para decorar, mas sem um planejamento anterior fica complicado escolher os itens certos. Escolhendo um padrão, fica mais fácil encontrar elementos decorativos que possam combinar entre si e acertar nos arranjos.
Leve o espaço em consideração
Se o seu plano envolve mudar móveis de lugar ou a troca de peças, lembre-se de pensar bem o que pode ser feito no cômodo. Se o seu quarto for pequeno, você precisará planejar bem já que precisará respeitar o espaço para circulação. Do contrário pode ser que o resultado não seja prático nem confortável. Por exemplo, ao redor da cama preserve um espaço de pelo menos 70 cm. Esse é um espaço considerado razoável para evitar problemas enquanto se locomove pelo quarto.
Faça mudanças com itens simples
Mudar a cor das paredes ou trocar móveis maiores não é uma opção para a maioria das pessoas que pensam em mudar a decoração de um cômodo. Mas lidar com pequenos elementos e peças faz a diferença. É uma forma bem mais simples e também mais barata para investir em mudanças. E no que diz respeito ao quarto, isso inclui até mesmo as roupas de cama.
Decorar com peças maiores
Essa dica faz uma boa diferença se estivermos falando em quartos pequenos, por exemplo. É melhor contar com poucos objetos médios e grandes na decoração, estando bem posicionados do que vários objetos pequenos. Isso leva em conta a aparência de organização. Objetos pequenos faz com que o ambiente pareça menor e desorganizado, portanto leve isso em consideração.
Decorar um quarto não precisa ser um problema. Basta seguir algumas dicas e ter em mente aquilo que você quer. Desse modo fica bem mais simples pesquisar e chegar a uma conclusão na hora de fazer suas compras ou descobrir o que pretende fazer.